O Curso 3PA em TDAH no consultório: Preparação de Pediatras e Psiquiatras de Adultos é um evento online promovido pelo Programa de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (PRODAH) do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em parceria com a SANDOZ. O primeiro P da sigla 3PA representa o enfoque maior desse curso, ou seja, Preparação integral para o acolhimento de pacientes com TDAH. Os dois Ps seguintes e o A representam o nosso publico alvo: pediatras e psiquiatras de adultos ainda não familiarizados com o transtorno.

Como é sabido por todos, o TDAH está associado a importantes desfechos negativos na vida do portador e de sua família que vão desde maior prevalência de ferimentos domésticos e fracasso escolar na infância, gravidez indesejada e uso de substâncias na adolescência, até maiores taxas de desemprego, acidentes automobilísticos, divórcios e mortalidade na idade adulta. 

Embora o reconhecimento do transtorno tenha aumentado de forma significativa na infância pelos especialistas na área de neuropediatria e psiquiatria da infância e adolescência, claramente o número desses especialistas no Brasil é insuficiente para adequadamente avaliar e acompanhar pacientes com um transtorno que afeta cerca de 5% das crianças e adolescentes. Por isso, é fundamental que se treine de forma adequada pediatras para o cuidado com esses pacientes. Da mesma forma, estudos recentes mostram que no mínimo 60% das crianças com TDAH chegarão na idade adulta com o transtorno e/o prejuízos associados aos sintomas do mesmo. As diversas residências médicas em Psiquiatria no país, infelizmente não preparam o psiquiatra de adultos geral para o reconhecimento do transtorno.

Dr. Luis Augusto Rohde
Professor Titular de Psiquiatria
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor da Pós-graduação em Psiquiatria
Universidade de São Paulo
Coordenador Geral do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Immediate Past-President
World Federation of ADHD

Quem pode participar?

Nesse contexto, propomos este curso de forma gratuita a todos PEDIATRAS e PSIQUIATRAS DE ADULTOS especialmente aqueles que não lidem no seu dia-a-dia com TDAH.


Como será realizado?

Serão 4 módulos disponibilizados de 20/05/21 a 20/07/21 em formato “on demand” na plataforma do evento. O médico interessado deverá completar sua inscrição e acessar sua área restrita com seu login e senha pra ter acesso às aulas.

Os módulos serão liberados de forma consecutiva, ou seja, para assistir a aula do módulo 2 o participante deverá completar o módulo 1, e assim por diante.

Os médicos que completarem todos os módulos terão acesso à 1 live especial: DISCUTINDO CASOS CLÍNICOS DE TDAH E COMORBIDADES DO CONSULTÓRIO COM O ESPECIALISTA com os Drs. Guilherme Polanczyk e Eugenio Grevet. As datas estão informadas em “PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA”, vale frisar que cada uma será repetida uma segunda vez para propiciar mais opções de horários para nossos alunos.

E, os 10 primeiros pediatras e os 10 primeiros psiquiatras a completarem os 4 módulos terão direito à uma live especial: “Dicas práticas para melhor atender pacientes com TDAH e seus familiares no consultório” com o Dr. Ricardo Halpern (pediatras) e Dr. Luis Augusto Rohde (psiquiatras) com data agendadas para dias 13 e 14/07.

Certificados

Os médicos que completarem 100% dos módulos receberão certificado.
ARTHUR CAYE
Arthur Caye é médico pela UFRGS, psiquiatra e psiquiatra da infância e adolescência pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Trabalha como pesquisador junto ao Programa de Déficit de Atenção e Hiperatividade há 10 anos, realizando Doutorado na área de Psiquiatria do Neurodesenvolvimento com ênfase em TDAH junto ao programa Tripartite (UFRGS, USP e UNIFESP).
EUGÊNIO HORÁCIO GREVET
Eugenio Horacio Grevet, MD, PhD Professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciência do Comportamento da UFRGS; Coordenador do Ambulatório de Déficit de Atenção em Adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Investigador Principal no Brasil do The International Multicentre persistent ADHD Genetics CollaboraTion" (IMpACT) Membro do Attention-Deficit Hyperactivity Disorder Working Group of the Psychiatric Genomics Consortium, do Latin-American Psychiatric Genomics Consortium (LAPGC) e do Enhancing Neuro Imaging Genetics Through Meta Analysis (Enigma-ADHD);
GUILHERME POLANCZYK
Psiquiatra de crianças e adolescentes, Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP, o Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces e a Unidade de Internação do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da USP. Formou-se em Medicina pela UFRGS, realizou residências em Psiquiatra e em Psiquiatra da Infância e Adolescência no HCPA-UFRGS. É Mestre e Doutor em Psiquiatria pela UFRGS, Pós-Doutor pelo Instituto de Psiquiatria de Londres (Inglaterra) e pela Duke University (EUA) e Livre-Docente em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela USP.
LUIS AUGUSTO PAIM ROHDE
Professor Titular de Psiquiatria - UFRGS; Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria - USP. Coordenador-Geral do Programa de TDAH do HCPA. Participou do grupo de trabalho sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtornos Disruptivos do Comportamento da DSM-5, Associação Americana de Psiquiatria. Ex-Presidente da World Federation of ADHD. Ex-Vice-Presidente da International Association of Child and Adolescent Psychiatry and Allied Disciplines (IACAPAP). Vice-coordenador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para a Infância e Adolescência. Pesquisador nível 1A CNPq. Co-editor da European Child and Adolescent Psychiatry de 2005 a 2013 e editor internacional do Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry de 2008 a 2017. Editor emérito da Revista Brasileira de Psiquiatria e editor associado do Journal of Attention Disorders. Publicou cerca de 380 artigos científicos, 50 capítulos de livros ou editoriais, e é organizador ou editor de 10 livros sobre saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil, Inglaterra, Alemanha e EUA. Tem cerca de 30000 citações per doc e Índice H = 78 (google scholar). Em 2020, foi indicado como “Highly Cited Researcher” em Psiquiatria e Psicologia para a última década pela Clarivate – Web of Science (pesquisador no top 1% nas áreas).
RICARDO HALPERN
Pediatra Mestre em Maternal and Child Health e Pós Doctoral Fellowship em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento, pelo Center for Development and Learning , Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Doutor em Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria, Professor Associado IV de Pediatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Membro do Executive Board of International Developmental Pediatrics Association.
 

REALIZAÇÃO


APOIO INSTITUCIONAL


SOLUÇÃO DIGITAL

PATROCÍNIO