O Curso 3PA em TDAH no consultório: Preparação de Pediatras e Psiquiatras de Adultos é um evento online promovido pelo Programa de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (PRODAH) do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em parceria com a SANDOZ. O primeiro P da sigla 3PA representa o enfoque maior desse curso, ou seja, Preparação integral para o acolhimento de pacientes com TDAH. Os dois Ps seguintes e o A representam o nosso publico alvo: pediatras e psiquiatras de adultos ainda não familiarizados com o transtorno.

Como é sabido por todos, o TDAH está associado a importantes desfechos negativos na vida do portador e de sua família que vão desde maior prevalência de ferimentos domésticos e fracasso escolar na infância, gravidez indesejada e uso de substâncias na adolescência, até maiores taxas de desemprego, acidentes automobilísticos, divórcios e mortalidade na idade adulta. 

Embora o reconhecimento do transtorno tenha aumentado de forma significativa na infância pelos especialistas na área de neuropediatria e psiquiatria da infância e adolescência, claramente o número desses especialistas no Brasil é insuficiente para adequadamente avaliar e acompanhar pacientes com um transtorno que afeta cerca de 5% das crianças e adolescentes. Por isso, é fundamental que se treine de forma adequada pediatras para o cuidado com esses pacientes. Da mesma forma, estudos recentes mostram que no mínimo 60% das crianças com TDAH chegarão na idade adulta com o transtorno e/o prejuízos associados aos sintomas do mesmo. As diversas residências médicas em Psiquiatria no país, infelizmente não preparam o psiquiatra de adultos geral para o reconhecimento do transtorno.

Dr. Luis Augusto Rohde
Professor Titular de Psiquiatria
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor da Pós-graduação em Psiquiatria
Universidade de São Paulo
Coordenador Geral do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Immediate Past-President
World Federation of ADHD

Quem pode participar?

Nesse contexto, propomos este curso de forma gratuita a todos PEDIATRAS e PSIQUIATRAS DE ADULTOS especialmente aqueles que não lidem no seu dia-a-dia com TDAH.


Como será realizado?

Serão 4 módulos disponibilizados de 20/05/21 a 20/07/21 em formato “on demand” na plataforma do evento. O médico interessado deverá completar sua inscrição e acessar sua área restrita com seu login e senha pra ter acesso às aulas.

Os módulos serão liberados de forma consecutiva, ou seja, para assistir a aula do módulo 2 o participante deverá completar o módulo 1, e assim por diante.

Os médicos que completarem todos os módulos terão acesso à 1 live especial: DISCUTINDO CASOS CLÍNICOS DE TDAH E COMORBIDADES DO CONSULTÓRIO COM O ESPECIALISTA com os Drs. Guilherme Polanczyk e Eugenio Grevet. As datas estão informadas em “PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA”, vale frisar que cada uma será repetida uma segunda vez para propiciar mais opções de horários para nossos alunos.

E, os 10 primeiros pediatras e os 10 primeiros psiquiatras a completarem os 4 módulos terão direito à uma live especial: “Dicas práticas para melhor atender pacientes com TDAH e seus familiares no consultório” com o Dr. Ricardo Halpern (pediatras) e Dr. Luis Augusto Rohde (psiquiatras) com data agendadas para dias 13 e 14/07.

Certificados

Os médicos que completarem 100% dos módulos receberão certificado.

REALIZAÇÃO


APOIO INSTITUCIONAL


SOLUÇÃO DIGITAL

PATROCÍNIO